Caríssimos alunos, é com imensa alegria que inauguramos nosso blog. Este tem como objetivo central a divulgação dos diversos temas que estão sendo trabalhados pelas treze turmas do Ensino Médio.
Como é do conhecimento de todos, almejamos que, por meio desta Feira, a história do povo do HaShem, o povo israelita, seja conhecida e valorizada. Sabemos que atualmente é grande o antissemitismo em todo o mundo, principalmente em países onde predominam regimes totalitários, seja de estirpe comunista, seja de estirpe fundamentalista-islâmica.
Que nosso singelo trabalho seja uma luz em meio às densas trevas que se avizinham de muitos corações e mentes nos tempos hodiernos. Trevas do ódio, da indiferença e da ignorância. Que o povo judeu posso encontrar em nós um coração aberto para acolhê-lo nesta hora decisiva, pois assim ensinou aquele a quem muitos pensam conhecer, Yeshua:
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. (Matitiahu 25:34-37)
Indagamo-nos: Por que coisas tão hediondas como o holocausto (Shoá) puderam acontecer em pleno século XX? A resposta encontra-se no fato de que muitos se deixaram levar pelo turbilhão de ideias, muitas delas baseadas em apócrifos como os "Protocolos dos Sábios de Sião", que então grassavam dizendo-lhes que os judeus eram culpados por todas as catástorfes que estavam ocorrendo no âmbito da política e economia mundiais. Recentemente, em viagem aos Andes, pude constatar, ao conversar com turistas alemães que lá estavam, que esta impressão errônea perdura até hoje. Quando perguntei a uma senhora alemã sobre o que teria impulsionado Adolf Hitler a perpetrar aquela imensa barbárie, a mesma me disse que havia sido pelo fato da questão econômica! De fato, muitos nem imaginam qual era a ideologia verdadeira que estava por detrás do nacional-socialismo.
Que nossa feira possa desmistificar certos conceitos que permeiam não raramente as mentes de muitos de nós em relação ao povo que nos deu a Bíblia. Se não fossem os princípios herdados por nós do povo de Israel, não haveria civilização ocidental; o mundo seria um verdadeiro caos, talvez nem existiria mais.
Desejo-lhes, portanto, um profícuo trabalho. Nossa responsabilidade é grande, pois desconheço um projeto desta natureza e com tão grande abrangência de temas no que tange às escolas do Brasil. Sou imensamente grato à Embaixada de Israel por ter-nos enviado um utilíssimo e diversificado material com orientações concernentes ao Estado de Israel. Que esta Feira não seja por nota, pois isto obnubilaria nosso foco. Façamo-la para a maior glória de nosso Criador e Redentor e para honrar a memória do povo judeu e, principalmente, dos milhões que pereceram injustamente em nome do preconceito antissemita.
Cordialmente,
Prof. Fernando Henrique Lopes
"Pois de Tziyon procederá a Torah, a Palavra de Adonai de Yerushalaim"
(Yesha'yahu 2:3)
Sem comentários:
Enviar um comentário